Papa Estelar, Transcendência e Paranormal

2006/11/27 at 14:30
Conversa sobre o mistério do Universo, que entretanto abriu caminho para o sobrenatural e paranormal... heh.

Big Bang. Foi assim que o chamaram. A génese, o início, o principio, o começo, todos os sinónimos compilados num nome de banda desenhada. Assim nasceu o espaço, o tempo, as galáxias as estrelas os planetas e afins, derivado da matéria super-aquecida que rebentou. É humanamente impossível descrever o que existiu anteriormente ao Big Bang, mas o destino do Universo em expansão tal como o conhecemos actualmente, é o berço desse embrião outrora adormecido.
No meio da papa estelar que a gravidade teve a brilhante ideia de moldar, nasceram as estrelas e os planetas, formando-se assim milhões de galáxias. Desses muitos planetas preenchendo o vazio do espaço, houve um em que as condições eram favoráveis o suficiente para a existência de vida.Exactamente, a vida, como nunca tinha existido no Universo. A sopa primordial, o caldo misterioso contendo milhares de micro-organismos em constante evolução, até hoje. IN YOUR FACE CRISTIANISMO (e qualquer outro tipo de religião fictícia lol)!! Com efeito, somos o testemunho de uma pequena fracção de algo que não compreendemos, algo que nos transcende. Portanto, a humanidade teve sorte na sua própria existência, em poder testemunhar uma porção da realidade como a conhecemos, desta mesma realidade existencial que não passa de um piscar de olhos visto à escala estelar. Posto isto, somos especiais porque somos únicos, o fruto auto-consciente da evolução. Foi precisamente aqui que o sobrenatural entrou.

Religiosidades e credos aparte, é comum pensar-se no ser humano como uma manifestação corpórea que possuí uma alma etérea. Porquê? Há muitas perguntas sem resposta, e esta é mais uma delas. Porque razão temos nós uma alma? Porque existimos? Neste planeta existe fauna e flora, então também possuem uma alma? Certamente não será humana, porque o que nos distingue é a racionalidade e é egoísta pensar que somos únicos. Pensar numa alma que abandona o corpo e apanha o autocarro para o céu/inferno ainda é mais ridículo. Deixem que vos quebre o axioma, e para isto, como referiu o Cristo: "Há que considerar o significado da Alma". Tal como ele, acredito na "alma" como energia pura, a mesma energia que criou o Universo. Quando o corpo morre, essa energia volta ao Universo numa entropia crescente até ao limite absoluto, sinalizando o final de tudo. Já dizia Lavoisier, "Nada se perde, tudo se transforma" e co-relacionando com a reencarnação, poderá ser esta a grande via sistemática para o mistério da consciência e da alma? Uma torrente de energia espacial composta por diversas consciências em uníssono atingindo assim a complementaridade humana que não existe no mundo material? Isto roça os píncaros da loucura, mas tem muito mais sentido do que qualquer explicação religiosa, a não ser talvez a Budista. Respostas científicas são praticamente impossíveis, já que toda esta teoria é sobrenatural, e assim como na Termodinâmica e na Física, também na Ciência e no Sobrenatural há uma disparidade de conhecimento sem consenso numa constante de contrariedade infinita. Contudo, o Boreas apontou um aspecto interessante: "o nosso entendimento está incompleto e por isso parece contraditório." Isto implica a existência de um único conhecimento e verdade absolutos que deitará por terra todas as nossas convicções. Alguém se lembra de como Aristóteles concebia o mundo? Exacto. Portanto, as Leis da Fisica vão constantemente ser postas em causa, os buracos negros desafiarão qualquer mente erudita, e do Apito Dourado só vão restar incertezas e mal-entendidos.

"Penso, logo Existo?" ou "Existo, logo Penso?"

Com a teoria das almas, veio o paranormal. E os fantasmas? Primeiramente, não acredito em fantasmas. Dado tudo o que sabemos (ou pensamos saber) sobre o Mundo, é um conceito bizarro. Almas penadas que recusam abandonar este mundo? Por favor... os espiritualistas e idênticos caça-fantasmas adoram isto, mas sinceramente não faz sentido. Acredito que possam existir manifestações de energia de todos os seres vivos (o so-called, ectoplasma) mas não passa disso. E então as fotos, videos e locais assombradas? Muitas das fotos são forjadas, outras são apenas efeitos do obturador. Nunca vi nenhum video que mostrasse um fantasma credível, e os locais assombrados como mansões, castelos e prisões são invenções da pop culture. É claro que há fenómenos inexplicáveis que podia teorizar, mas não tenho tempo nem disposição para isso, portanto fica para outra altura.

Em suma, o que sei é que nos foi dada uma grande oportunidade, a de tirar partido de um pedaço minúsculo de existência no vácuo. É muita sorte. O resto são conjecturas que não vão chegar a lado nenhum tão cedo.

Este assunto explorado numa outra vertente pode ser encontrado no blog do JCristo.

7 Feedback

  1. Turain Says:

    Gostei do toque do Apito Dourado. De resto, aprofundaste mais o assunto que discutimos do que eu. Eu divaguei em outras coisas. Talvez mais tarde volte ao assunto. E não sei porque, cheira-me aqui ou ali a Evangelion... porquê Tiago, cheira-me a Evangelion? \=)

  2. Akujin Says:

    Hah caçaste o comment sobre a Complementaridade Humana. Sacana ^^

    Anyway, este é um assunto pra se ir discutindo conforme venham novas ideias. Vou agora ler o que escreveste e colocar uma link no meu post.

  3. Anónimo Says:

    "Posto isto, somos especiais porque somos únicos, o fruto auto-consciente da evolução"

    Esta frase é das mais discutiveis deste texto. como afirmar tao seguros que somos unicos se acabam de falar de algo ke transcede a compreensao humana? Seremos unicos ou apenas mto egocentricos e subdesenvolvidos? imaturidade existencial da raça humana?

    "Certamente não será humana, porque o que nos distingue é a racionalidade e é egoísta pensar que somos únicos."

    :) mais uma vez uma suposição baseada em egocentrismo cognitivo. como afirmar que algo nao é humano? so porque nao conseguimos estabelecer contacto com 1 bufalo nao quer dizer que nao tenha sido humano noutra encarnação, as almas teoricamente nao dispoe de forma fisica,sexo ou especie.são almas. assim como deus...como atribuir um sexo/especie a deus? :)

    de qualquer forma..este assunto ja de si e extremamente complicado de discutir..da assunto para horas e milhares de opinioes e suposicoes..partindo do hinduismo que nos explica que o homem quando encarna esquece o que a alma sabe, e que é a partir daqui ke surge a energia negativa. (porque nao existe algo como energia negativa) a ignorancia eh ke faz os maus actos. pk o homem kndo encarna tem 1 programacao definida de vida.

    fantasmas ou almas, entidades ou energia. para mim sao todos iguais. energia == entidades == almas == fantasmas. diferencas? a forma como as moleculas energeticas se organizam/interagem entre elas/ com outras celulas energeticas, etc. um fantasma é 1 ser mau que assombra casas..wrong.. num certo sentido esta errado mas visto por alguem que nao entenda o conceito de alma ou energia esta correcto. se pensarmos num fantasma como sendo apenas uma entidade a procura de 1 certo padrao de energia ou de 1 certa accao que nao conseguiu realizar kndo estava encarnada para conseguir "subir de nivel" energetico. (leiam 1 pouco sobre hinduismo) os conceitos sao algo complicados pelo que se kiserem perceber melhor talvez lendo sobre isso e reiki. isto claro, parte do principio que o ser procura smp a sua evolucao energetica com o objectivo de atingir a perfeicao da fonte. energia pura e consciente.

    com o receio de me prolongar mto fico por aki e deixo 1 conceito a discutir.

    "Deus e o diabo. Realidade ou ficcao do homem para explicar situacoes que nao entendia na sua logica limitada."

  4. GanKz Says:

    Bem...correndo o risco de me repetir um pouco visto que já deixei um comment no blog do j0ta...epá o universo é um assunto interessante...mas considero o espiritismo/hindumismo (chamem o que quiserem) muito mais interessante...

    Especialmente porque não me cabe na cabeça que quando morremos vem um soce sei lá eu de onde julgar plos actos que cometi e manda me pa um sitio onde faz muito calor e onde sofremos eternamente sem a oportunidade de redenção ou pa um sitio muita fixe...vã lã...poupem-me...estas douturinas cristãs para mim são uma treta!!! (sem querer ofender ninguém...cada um acredita no que quiser)

    acho muito mais confortável/racional/interessante (nem eu sei lol xP) o facto de tudo ser energia...

    ya o j0ta tem razão...tambem me cheirou um tanto ou quanto a evagelion nesse post lol (tenho saudades de quando um gá se levantava aos sábados ás 9 da manhã pa ver isso...:S) e o toque do apito dourado tá bué fixe tamem...

    já sabes o que fazer...CARPE DIEM BIÁTX!!!! xD fica bem [][]

  5. Akujin Says:

    @leak:

    "Posto isto, somos especiais porque somos únicos, o fruto auto-consciente da evolução"

    Estava a referir-me á realidade observável. Tanto quanto sabemos somos a única raça consciente que existe.(claro que não acredito nisso. Como diz a outra, "seria um desperdício de Espaço.)

    "Certamente não será humana, porque o que nos distingue é a racionalidade e é egoísta pensar que somos únicos."

    Aqui referi-me ao egoísmo em pensar que somos únicos por possuir uma alma. E o sentido de alma que usei aí, foi o religioso da definição de alma. Ainda não tinha começado com a energia.

    Como afirmar que algo não é humano? Simples, se não for Homo Sapiens Sapiens, não é humano. Estando mais próximos os primatas. O que é então uma alma humana? Possui consciência?
    Para mim a energia está em toda a parte, não temos necessariamente que ter a tal "alma" que reencarna, mas sim energia. O nascimento ainda é um mistério.

    Yep, eu referi-me a fantasmas na popular culture. É nesses que nao acredito. Se me falares de fantasmas como energia, aí sim. Espiritos maus que assombram, que uivam, que mandam coisas ao chão e tal, sorry. Can't buy that :)

  6. Anónimo Says:

    vindo de 1 mente evoluida como a tua nao esperava menos. a cena dos fantasmas bla bla bla mauzoes eh para pessoas com 1 senso de vida mais limitado..tal como o gigante adamastor xD a realidade eh ke almas interagem com a nossa frequencia energetica. energia interage com energia visto ke as almas nao estao limitadas por 1 veiculo fisico "the sky is the limit" e repara que te proteges de dados cientificos para explicar 1 assunto ke nao se apoia nos mesmos. seria o mesmo ke dizeres ke o amor e o odio sao apenas trocas kimicas no cerebro. e todos nos sabemos ke eh apenas 1 pouco mais ke isso nao é verdade? ;)

  7. Akujin Says:

    Fuck off Shara (não queria mas, Wordverify is now ON).

    Mento evoluída? A fazer francês ah 3 anos? :P

    Anyway... hehe, certo. Eu tento servir-me da ciência porque me apresenta dados concretos e objectivos sobre a matéria, ao mesmo tempo que tento puxar um pouco do sobrenatural e tento atribuir-lhe um significado. Eu não sou ninguém para dizer o que é o quê, é só a minha maneira de ver que ainda está muito incompleta... Um cientista ficaria escandalizado com isto, though!

    Tu que entendes de Reiki e espirituaismo já tens os juízos mais ou menos formados, mas mesmo esses para mim têm muitas lacunas que não me fazem sentido.

    Quanto ao amor e ao ódio, não quero entrar por aí porque neste momento Ciência vs Sobrenatural estão à tareia within me :(